Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Nota da OAB/AP

    Publicado por OAB - Amapá
    há 11 anos

    A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Estado do Amapá, instada pela sociedade amapaense a se manifestar acerca do caso que envolve o aforamento de exceção de suspeição em desfavor do Desembargador Constantino Brahuna, apresentada pelo Ministério Público do Amapá, nos autos do processo que apura a ocorrência de possíveis irregularidades na Assembléia Legislativa do Estado do Amapá, vem posicionar-se publicamente defendendo a preservação da segurança jurídica, a garantia do princípio do devido processo legal e a manutenção do Estado Democrático de Direito, na medida em que existem evidências da relação de amizade entre o magistrado e um dos acusados que é parte na relação processual, o que de certo, retira, pelo menos em tese, sua imparcialidade para julgar referido processo, e, por conseguinte, inviabiliza sua manutenção como relator nos autos.

    Neste sentido, em homenagem aos princípios processuais constitucionais, entende-se, data máxima vênia, que seria prudente a substituição do relator, preservando a imparcialidade do Juízo e a integridade do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, que é reconhecida nacionalmente, assegurando, em contrapartida, tanto aos acusados como à sociedade amapaense de um modo geral, um julgamento justo e inquestionável.

    Assim, a Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Amapá, pugna pela aplicação da Lei e para que seja preservado o devido processo legal.

    Paulo Henrique Campelo Barbosa

    Presidente da OAB

    • Publicações88
    • Seguidores1
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nota-da-oab-ap/100316557

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)